quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Domingo também é dia de ir à biblioteca


Uma ótima notícia para nossos finais de semana. Desde o dia 11 de novembro, o acervo e as atividades da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), localizada no bairro dos Barris, passaram a ser oferecidos também aos domingos.

Segundo a diretora da instituição, Ivana Lins ( foto abaixo), essa idéia não é nova, era um desejo antigo ter a biblioteca aberta como um equipamento cultural público, que atendesse a comunidade diariamente.

“O que impedia que essa biblioteca ficasse aberta era justamente a viabilização de custos, porque no domingo ela não tem o mesmo custo de funcionamento dos dias normais da semana”, informa Ivana. Foi realizado um estudo que viabilizou a abertura, mesmo com limitações de funcionários e espaços.


A BPEB conta com 88 funcionários ativos. Aos domingos estão funcionando os setores de empréstimo, referência, estudo, infantil, braille e o setor de periódicos e revistas, no primeiro andar.

Domingos culturais

Segundo Ivana Lins, não basta apenas abrir aos domingos. “A gente pensou muito em como tornar a biblioteca amigável, um espaço de convivência. É isso o que a gente entende que é uma biblioteca pública”, enfatiza.


O espaço público de leitura, além de ser um lugar de pesquisa, tem de ser um ambiente de convivência, um local onde as pessoas encontrem também outros suportes, outras linguagens. Nesse contexto, entra a proposta dos domingos culturais.



Os domingos na biblioteca vão além da leitura. Há uma programação especial para a família, com oficinas, recitais de poesia, palestras, teatro, contação de histórias e apresentações musicais.

Freqüentadores opinam

A atendente Mônica Silva, 26, diz que ainda não sabia que a biblioteca estava aberta aos domingos. Para ela falta divulgação. “É muito interessante porque vai dar oportunidade para pessoas que como eu não podem frequentar durante a semana para ler jornais ou fazer pesquisas”.

O estudante Lucas dos Santos Resende, 24, concorda com Mônica. “Eu acho que amplia a possibilidade de pesquisa. Domingo é o dia em que as pessoas não estão trabalhando, é o tempo que as pessoas têm disponível para fazer suas pesquisas”

Investimento

Segundo Ivana Lins, o Ministério da Cultura (Minc) anunciou um investimento de R$ 3 milhões que serão utilizados na modernização da BPEB. O projeto contemplará reforma, infraestrutura, acessibilidade a usuários portadores de necessidades especiais, aquisição de publicações, acervo e equipamentos de informática e de audiovisual.

Ivana informa que além desses investimentos em infra-estrutura, a Fundação Pedro Calmon, que administra a biblioteca, ganhará três micro-ônibus. Dois deles serão adaptados para carros-biblioteca e um para transporte de crianças e idosos para as bibliotecas, priorizando o público de creches, escolas, asilos e associações comunitárias.


Imagens da biblioteca: acervo Fund. Pedro Calmon
Imagem diretora da Bpep: por Sara Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Seguidores